sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Perguntas aos cristãos parte IV

1. Quem foi ao sepulcro de Jesus logo após sua suposta ressurreição? 
Uma mulher... (Jo 20:1)” Na madrugada do primeiro dia da semana, sendo ainda escuro, Maria Madalena foi ao sepulcro, e viu que a pedra fora revolvida da entrada. Correu ela e foi ter com Simão Pedro e com os outros discípulos.” ... 
duas mulheres ... (Mt 1:16) “Depois do Sábado, ao raiar do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. “... 
três mulheres... (Mc 16:1-2) “Passado o Sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para irem ungir o corpo de Jesus. Muito cedo, no primeiro dia da semana, logo depois do nascer do Sol, foram ao sepulcro.” ... 
ou várias mulheres? (Lc 23:54-55; 24:1; 24:10)” Era o dia da preparação e ia começar o Sábado. As mulheres que tinham vindo com ele da Galiléia, seguiram a José e viram o sepulcro, e como o corpo fora ali depositado (...) No primeiro dia da semana bem cedo, elas foram ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado (...) Eram Maria Madalena, Joana, Maria, mãe de Tiago e as outras que com elas estavam... “ 

2. Como se tomou conhecimento da suposta ressureição de Cristo? 
Jesus estava lá quando as mulheres chegaram e saiu ao encontro delas...: (Mt 28:9) "De repente Jesus lhes saiu ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram." 
ou elas entraram no sepulcro e foram avisadas por um anjo da ressurreição? (Mc 16:5-6) "Entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido com um manto branco, e ficaram espantadas. Ele lhes disse: Não vos assusteis. Buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Já ressurgiu! Não está aqui. Vede o lugar onde o puseram. " (Lc 24:2-6) "Acharam a pedra removida do sepulcro, mas quando entraram, não encontraram o corpo do Senhor Jesus. Estando elas perplexas a esse repeito, de repente pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes . Elas ficaram tão atemorizadas, que se curvaram com o rosto em terra, mas os homens lhes disseram: Por que buscais entre os mortos quem está vivo? Ele não está aqui, mas ressurgiu." 
ou apenas Maria Madalena foi ao sepulcro e não entrou? (Jo 20:1-7) "Na madrugada do primeiro dia da semana, sendo ainda escuro, Maria Madalena foi ao sepulcro, e viu que a pedra fora revolvida da entrada. Correu ela e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo (...) Chegou Simão Pedro, (...) entrou no sepulcro e viu no chão os lençóis."

3. As últimas palavras de Jesus são as que estão em? (Mt 27:46)”Por volta da hora nona exclamou Jesus em alta voz: Eli, Eli, lemá sabactâni, que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? “ ... 
ou em? (Lc 23:46) “Jesus clamou com grande voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. Havendo dito isto, expirou.” ... 
ou em? (Jo 19:30)”Quando Jesus recebeu o vinagre, disse: Está consumado! E inclinando a cabeça, entregou o espírito. “ 

4. Judas morreu ... enforcado? (Mt 27:5) “então ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar. “ ... 
ou foi morto por Deus? (At 1:18) “Ora, este [Judas Escariotes] adquiriu um campo com a recompensa da iniquidade; e, precipitando-se, rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.” 

5. Jesus é igual ao Pai? (Jo 10:30) “Eu e o Pai somos um.” ... 
ou inferior ao Pai? (Jo 14:28) “Porque eu vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. “ 

6. Onde aconteceu o Sermão da Montanha, sobre o monte? (Mt 5:1) “Vendo Jesus as multidões, subiu a um monte e assentou-se.” ... 
ou ao pé do monte? (Lc 6:17) “Descendo com eles, parou num lugar plano, onde se encontrava grande número de discípulos seus e grande multidão de toda a Judéia. “. 

7. Qual é a verdadeira árvore genealógica de Jesus? (Mt 1:2-17)”Abraão gerou a Isaque, Isaque gerou a Jacó, Jacó gerou a Judá e a seus irmãos. (...) Eliúde gerou a Eleazar, Eleazar gerou a Matã, Matã gerou a Jacó, Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo.” ... 
ou é a versão de (Lc 4:23-38)”Era, como se cuidava, filho de José, filho de Heli, filho de Matã, filho de Levi, (...) Filho de Enos, filho de Sete, filho de Adão, filho de Deus”? 

Repare ainda que segundo o cristianismo, Jesus não teve um pai verdadeiro. Seu pai seria Deus. Então por que ainda expor a idéia de Jesus ser descendente de humanos? Em qual das versões acreditar? 

8. Alguns dizem que existem "milhares de mentiras na Bíblia". Mas esta provavelmente é a maior: (Mateus 7:7) "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á." Quantos pais desesperados, amedrontados, etc, viram suas crianças morrerem enquanto pediam para Deus ajudá-los? Sem falar que esta passagem, (Mateus 7:7), contradiz com (Provérbios 1:28 ) "Então, me invocarão, mas eu não responderei; procurar-me-ão, porém não me hão de achar. " 

9. Pedro negou conhecer Jesus ... 
3 vezes antes do galo cantar 1 vez? (Mt 26:74-75) “Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou. Então Pedro se lembrou das palavras que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás.” (Lc 22:60) “E Pedro lembrou-se da palavra que o Senhor lhe havia dito: Hoje, antes que o galo cante, três vezes me negarás.” ... 
3 vezes antes do galo cantar 2 vezes? (Mc 14:72) “Imediatamente o galo cantou segunda vez. Então Pedro lembrou-se da palavra que Jesus lhe tinha dito: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás.” ... 
2 vezes antes do galo cantar 1 vez? (Jo 18:27) “De novo Pedro negou, e naquele momento um galo começou a cantar.” ... ou 
3 vezes sem que o galo cantasse 1 única vez? (Jo 13:38) “Jesus respondeu: Tu darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo que de modo algum cantará o galo antes que me negues três vezes.” 
10. Deus pode ser visto face a face
Sim: (Gn 32:30) " Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois diss minha vida foi poupada. " (Êx 33:11) "Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo. " (Am 9:1)" Vi o Senhor em pé junto ao altar, e ele me disse: Fere os capitéis para que estremeçam os umbrais. " (Êx 24: 9-11) " Subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, e viram o Deus de Israel. " 
ou apenas pelas costas? (Êx 33:23) "Depois, quando eu tirar a mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá. ". 
Ou jamais pode ser visto? (Jo 1:18) " Ninguém nunca viu a Deus... " (Jo 6:46) "Ninguém viu ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; só este viu ao Pai." (1Jo 4:12) "Ninguém jamais viu a Deus..." (Êx 33:20) "Não poderás ver a minha face, pois homem nenhum pode ver a minha face, e viver. " (1Tm 6:16) "Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. "

Bônus:
11. A Terra é plana? 
É plana: (Mt 4:8) "Levou-o novamente o diabo a um monte muito alto, e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor." [Para ver todos os reinos do mundo, mesmo no lugar mais alto do planeta, a Terra deveria ser plana.] 
É esférica: (Is 40:22) "Ele está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos. " 

Muhammad era um pedófilo?

Com certeza, se você é um muçulmano, já ouviu um cristão dizer que Muhammad (saw) era  um pedófilo, e que se casou com Aisha (ra) quando esta tinha apenas seis anos. Nós montamos uma linha do tempo para provarmos que ela era bem mais velha.



quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Quem criou Deus?

Com certeza você já ouviu de um ateu o seguinte questionamento:
"Se Deus criou tudo, quem criou Deus?"
A primeira vista parece uma simples pergunta, mas não é, ela pode ser um pouco complexa.
Mas ao mesmo tempo, é um questionamento estúpido.
Vamos raciocinar pelo seguinte silogismo:
  • Deus é o Criador
  • Tudo exceto Deus, é parte da criação.
  • Logo, Deus não pode ser criado.
Vou dar um exemplo para que você, caro leitor, entenda melhor;

Imagine um desenhista, ele desenhou um homem, e este desenho (um homem) pensou, se o desenhista me desenhou, quem desenhou o desenhista?

Acho que não será necessário dizer algo mais.

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Muhammad: louco, mentiroso ou profeta?

O Trilema aplicado a Muhammad (pece)
Muhammad só podia pertencer a uma das seguintes categorias: louco, mentiroso ou profeta.
Ou ele era um charlatão; ou ele era louco; ou ele de fato, era um mensageiro de Deus.
Vamos analisar um por um:

Louco:
Ele não podia ser louco, pois, como um louco pode se tornar governante de toda a Arábia por causa de sua loucura? E como pode unificar toda a Arábia com sua loucura? Não há sentido em ele ser louco, pois para produzir o alcorão, ele ou seria um mentiroso esperto, ou ele recebeu o alcorão de Deus.

Mentiroso:
Se ele era um mentiroso, o seus desejos eram basicamente, dinheiro e poder, como todo charlatão, certo? Mas foi exatamente isso o que foi oferecido pelos líderes pagãos de Quraish a Muhammad, e ele respondeu:

"Ainda que tivesse o sol em minha mão, e a lua na outra, não cessaria essa revelação."

Ok, mas ele pode ter apenas tomado precauções contra um engano, mas, que tipo de charlatão fugiria tão confiante de sua cidade natal, apenas por uma mentira? Que tipo de charlatão, lutaria com tanta vontade, mesmo que já "velho" no campo de batalha? Que tipo de charlatão, aguentaria ver sangue de seus companheiros mais íntimos ser derramado por sua mentira? Que tipo de charlatão pregaria as virtudes morais, e seria tão humilde a ponto de morar numa casinha de barro com menos de dois utensílios? 

Se ele não poderia ser nenhuma das opções apresentadas, então, só poderia ser, de fato, um mensageiro de Deus, para toda a humanidade.

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Provando Deus (parte III)

O Argumento da Intuição
Segundo o Alcorão, como Deus existe? Isto é, o que pode comprovar isto?
Bem, segundo o Alcorão (41:53) podemos encontrar sinais da existência de Deus dentro de nós(internos) e fora(nos "horizontes"), isto resulta em vários argumentos, vamos analisar:
 
"Sua existência pode ser provada pela Fitrah (Intuição natural de um ser humano), o intelecto, a legislação e os sentidos."
Shaikh Ibn Uthaymeen.
   
(1) Externos: Intelecto, Legislação e Sentidos.
(2) Interno: Intuição

Inclinação:
Como e por quê nós, seres humanos, podemos ter uma inclinação natural? Ou seja, saber distinguir naturalmente o bem e o mal? Por que mensageiros de Deus reforçaram a ideia do caráter moral?

Intelecto:
Quem criou/desenvolveu o tão avançado, único e perfeito intelecto humano? Possibilitando a resolução de complicados raciocínios?

Legislação:
Por que o ser humano tem uma percepção natural legislativa? De conseguir julgar (mentalmente) algo sem ter lido livros legislativos? Apenas pela percepção e racionalidade naturais?

Sentidos:
Como nós seres humanos podemos perceber o sabor de um doce, ouvir algo, enxergar coisas, tocar e sentir objetos e sentir cheiros e fragrâncias? Quem criou isto?
    

Provando Deus (parte II)

O Argumento da Consciência

Todos nós temos algo chamado "consciência", correto? Com certeza você disse "sim", mas, você pode definir a palavra "consciência" para mim? Provavelmente não. Por isso, vou explicar brevemente antes o que é consciência.

Nota: Aqui trataremos da consciência como "racionalidade", a capacidade humana de perceber o seu interior.

Podemos definir consciência mais precisamente neste caso como: a capacidade da mente humana de raciocinar, e de "pensar", perceber, o seu eu interior.

Vamos entender agora o argumento:

  • A consciência até o momento é considerada como algo exclusivo dos seres humanos.
  • Ela é uma percepção, uma capacidade mental.
  • Ela não pode ser criada por seres humanos.
  • Logo, quem criou a consciência dos seres humanos? 
Alguns amigos ateus poderiam argumentar que a consciência é algo herdado de várias evoluções da espécie humana, mas se somos de fato, apenas consequências de evoluções, por que então os animais "não evoluídos" não morreram ou foram extintos, se isto é uma necessidade?

Como por exemplo, os seres humanos tem a necessidade de viver em sociedade, em grupos, coletivamente. Mas quem criou a consciência em si? Foi consequência de uma explosão? Creio que não.

Provando Deus (parte I)

O Argumento Kalam
    Esse argumentos também é conhecido como "Argumento Cosmológico" e "Argumento da Primeira Causa".
    Bem, vamos lá: basicamente, vivemos num espaço que está constantemente expandindo-se, como o próprio Alcorão confirma:

“E construímos o firmamento com poder e perícia, e Nós o estamos expandindo.” (Alcorão 51:47)
    
    E como ha um universo, e não nenhum, então ele deve ter sido causado por algo, correto? Como algo tão grandioso surge de repente? E se foi algo como um "acidente", como tudo se organizou de forma tão orquestrada e organizada? Por exemplo, se eu pego um saco, e coloco 10 bolas numeradas de 1 a 10, você sabe qual a probabilidade de eu tirar todas em ordem crescente? 1 em 26 milhões.
Então como esse vasto universo se originou de forma tão organizada?

     Essa primeira causa deve ser Deus, já que, conforme a lei da causalidade,  toda coisa finita ou contingente é causada por algo além de si mesma.

     Essa causa deve ser uma causa originadora, ou sustentadora. Vamos colocar em ordem o argumento da causa originadora:
   

  • Tudo que começa a existir deve ter uma causa.
  • O Universo começou a existir 
  • Portanto, o Universo tem uma causa, correto? 
     Agora, vamos entender o argumento da causa sustentadora:
  • Toda parte do universo é dependente
  • O universo é dependente.
  • Logo, algo dependente necessita de um ser independente para sua existência.

Basicamente, é impossível algo existir sem uma causa, tudo deve ter uma causa.
A causa do universo deve ser causada por algo além dele mesmo, que só pode ser Deus.